quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Diferentes tipos de vírus de computador


Ampliar imagem

Vírus de computador é um programa de software malicioso escrito intencionalmente para introduzir um computador sem a permissão do usuário ou conhecimento. Ele tem a capacidade de replicar-se, assim, continua a espalhar-se. Alguns vírus replicar mas fazem pouco, ao passo que outros podem causar danos graves ou afectar negativamente o desempenho do programa e do sistema. Um vírus nunca se deve presumir inocente e saiu em um sistema. Tipos mais comuns de vírus são mencionados abaixo:

Diferentes tipos de vírus de computador

Existem diferentes tipos de vírus de computador que podem ser classificadas de acordo com sua origem, as técnicas, os tipos de arquivos que infectam, onde eles se escondem, o tipo de dano que eles causam, o tipo de sistema operacional ou plataforma atacam etc Vamos ter um olhar para alguns deles.

Vírus residente

Este tipo de vírus é uma permanente, uma vez que habita na RAM. A partir daí, pode superar e interromper todas as operações executadas pelo sistema. Ele pode corromper arquivos e programas que são abertos, fechados, copiado, renomeado etc

Exemplos: Randex, CMJ, Meve e MrKlunky.

Ação direta Vírus

O objetivo principal deste vírus é de se replicar e agir quando ele é executado. Quando uma determinada condição, o vírus vai entrar em ação e infectar arquivos no diretório ou pasta que está em bem como diretórios que são especificadas no caminho do arquivo AUTOEXEC.BAT. Este arquivo de lote está sempre localizado no diretório raiz do disco rígido e realiza determinadas operações quando o computador é iniciado.

Exemplos: vírus Viena.

Substituir Vírus

Vírus deste tipo caracteriza-se pelo facto de que ele apaga as informações contidas nos ficheiros que infecta, tornando-os parcialmente ou totalmente inútil, uma vez que eles tenham sido infectados. A única maneira de limpar um arquivo infectado por um vírus substituir é excluir o arquivo completamente, perdendo assim o conteúdo original.

Exemplos: O Caminho, Trj.Reboot, Trivial.88.D.

Inicializar vírus de setor

Este tipo de vírus afeta o setor de boot de um disquete ou disco rígido. Esta é uma parte crucial de um disco, em que a informação do próprio disco é armazenado junto com um programa que faz com que seja possível arrancar (iniciar) o computador a partir do disco. A melhor maneira de evitar o vírus do setor de inicialização é garantir que os disquetes são protegido contra gravação e nunca iniciar o computador com um disquete desconhecido na unidade de disco.

Exemplos: Polyboot.B, AntiExe.

Vírus de macro

Os vírus de macro infectam arquivos que são criados utilizando determinadas aplicações ou programas que contêm macros. Estes mini-programas permitem automatizar série de operações a fim de que elas são realizadas como uma única ação, poupando o usuário de ter que carregá-los um por um.

Exemplos: Relax, Melissa.A, Bablas, O97M/Y2K.

Vírus diretório

Vírus Diretório alterar o caminho que indica a localização de um arquivo. Quando você executar um arquivo de programa com uma extensão. EXE ou. Com que tenha sido infectado por um vírus, que estão sem saber executar o programa de vírus, enquanto o arquivo original e programa é previamente movido pelo vírus. Uma vez infectado, torna-se impossível localizar os arquivos originais.

Exemplos: Dir-2 do vírus.

Vírus polimórfico

Vírus polimórficos encriptar ou codificar-se de uma forma diferente (usando diferentes algoritmos e chaves de criptografia) cada vez que infecta um sistema. Isso torna impossível para os anti-vírus para encontrá-los usando corda ou pesquisas de assinatura (porque eles são diferentes em cada criptografia). O vírus passa então sobre a criação de um grande número de cópias.

Exemplos: Elkern, Marburg, Satanás Bug e tuaregues.

Arquivo Vírus Infector

Este tipo de vírus infecta programas ou arquivos executáveis ​​(arquivos com extensão. EXE ou. Extensão COM). Quando um desses programas é executado, direta ou indiretamente, o vírus é ativado, produzindo os efeitos nocivos está programado para realizar. A maioria dos vírus existentes pertencem a esta categoria, e podem ser classificados de acordo com as ações que realizam.

Exemplos: Cleevix e Cascade.

Os vírus de companhia

Os vírus de companhia pode ser considerado como um tipo de vírus infectam arquivos, como tipos de ação residentes ou direta. Eles são conhecidos como vírus de companhia porque uma vez que entrar no sistema eles acompanhar 'os outros arquivos que já existem. Em outras palavras, a fim de realizar suas rotinas de infecção, os vírus de companhia podem esperar na memória até que um programa é executado (vírus residente) ou agir imediatamente, fazendo cópias de si mesmos (vírus ação direta).

Alguns exemplos incluem: Estator, Asimov.1539 e Terrax.1069

Vírus FAT

A tabela de alocação de arquivos ou FAT é a parte de um disco usado para armazenar todas as informações sobre a localização dos arquivos, espaço disponível, espaço inutilizado vírus etc FAT ataca a seção FAT e pode danificar informações cruciais. Pode ser especialmente perigosa, pois impede o acesso a determinadas seções do disco onde os arquivos importantes são armazenados. Os danos causados ​​podem resultar em perdas de informações de arquivos individuais ou pastas inteiras mesmo.

Exemplos:

Vírus multipartite

Esses vírus se espalhar de várias maneiras possíveis. Ela pode variar na sua acção, dependendo do sistema operacional for instalado e a presença de certos arquivos.

Exemplos: Invader, Flip e Tequila

Web Scripting Vírus

Muitas páginas da web incluem código complexo a fim de criar um conteúdo interessante e interativo. Este código é muitas vezes explorada para trazer certas ações indesejáveis.

Worms

Um sem-fim é um programa muito semelhante a um vírus, que tem a capacidade de se auto-replicar e pode conduzir a efeitos negativos sobre o sistema. Mas podem ser detectadas e eliminadas pelos anti-vírus.

Exemplos de vermes incluem: PSWBugbear.B, Lovgate.F, Trile.C, Sobig.D, Mapson.

Trojans ou cavalos de Tróia

Outra raça repugnante de códigos maliciosos são trojans ou cavalos de Tróia, que ao contrário dos vírus não se reproduzem por infectar outros arquivos, nem auto-replicar como vermes. Na verdade, é programa que disfarça como um programa útil ou aplicação.

Bombas lógicas

Eles não são considerados vírus porque não se replicam. Eles não são nem mesmo programas em seu próprio direito, mas sim camuflada segmentos de outros programas. Eles só são executadas quando uma certa condição pré-definida é atendida. Seu objetivo é destruir os dados no computador, uma vez certas condições foram cumpridas. Bombas lógicas passar despercebido até que lançou e os resultados podem ser destrutivo.

Além disso, há muitos outros vírus de computador que têm um potencial para infectar os seus dados digitais. Por isso, é um que você deve proteger os seus dados através da instalação de uma verdadeira qualidade de software anti-vírus....

Nenhum comentário:

Postar um comentário